10 dicas incríveis para você não perder dinheiro na comprar de um carro seminovo.

carro seminonvo

 

Decidido a comprar um carro seminovo, mas não quer perder dinheiro? Confira essas 10 dicas, e feche um negócio com segurança na compra do seu carro usado.

 

Comprar um carro seminovo é, sem dúvidas, a maneira mais econômica de adquirir um automóvel, mas é necessário ficar atento a alguns pontos importantes, que poderão evitar prejuízos e fazer da sua compra a mais segura possível.

 

Para te ajudar na tomada de decisão, listamos abaixo 10 dicas que evitarão possíveis chateações e prejuízos:

 

1. Verifique a procedência de quem está vendendo.

Busque informações sobre o proprietário, verifique se o carro pertenceu a uma pessoa física ou jurídica, como taxistas, uber, locadoras, veículos pertencentes à frota de empresas no geral. Essas informações te darão condições de fazer uma análise do passado do veículo e compor um preço justo para o bem. Atenção para carros seminovos provenientes de leilões, esses automóveis são geralmente mal cuidados e em muitos casos abandonados em pátios sem nenhuma manutenção.

 

2. Verifique os documentos do carro.

Exija o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) atualizado, ele lhe garante que os débitos referentes a IPVA, seguro obrigatório, licenciamento e por ventura multas, foram quitados. Você pode consultar a regularidade do seu carro seminovo através do site do Detran, para isso você precisa das informações da placa e renavan do veículo.

 

3. Não deixe o veículo em nome de outra pessoa ou empresa.

Após a compra do carro seminovo, solicite a transferência do veículo para seu nome. Exija o CRV (certificado de registro de veículo) preenchido, assinado e registrado em cartório. Isso permitirá que você solicite junto ao Detran da sua cidade a transferência do veículo para seu nome, e lhe garante a segurança que o bem de fato pertence a você, e que todos os deveres e responsabilidades agora são seus.

 

4. Faça uma inspeção geral no veículo.

Um carro seminovo tem suas vantagens com relação ao preço, mas em contra partida exige mais atenção do comprador. Para evitar possíveis prejuízos faça uma inspeção geral do veículo, verifique toda parte interna (bancos, painel, assoalho, tapete, etc.) e externa (lataria, para-brisa, pneus, etc.) do veículo. Para não esquecer nenhum item da verificação, disponibilizamos gratuitamente um check list completo.

 

5. Solicite a avaliação de um profissional

Contar com a opinião de um profissional de confiança, com um mecânico e borracheiro, é de extrema importância. Eles poderão avaliar de forma profunda as condições atuais do veículo que você pretende comprar. Solicite ao seu mecânico de confiança sugestões de reparos e revisões para tornar a compra do seu carro seminovo a mais segura possível.

 

6. Solicite o manual de manutenção do veículo.

Na compra de um carro seminovo solicite o manual de manutenção do veículo, nele estarão registradas todas as revisões efetuadas no carro. Além de informar todos os períodos de revisão a serem realizadas e quais itens serão necessários trocar.

 

7. Solicite garantia.

Na compra de um carro seminovo solicite ao seu fornecedor a garantia obrigatória de 90 dias. Seu direito está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor, no caso do seu fornecedor ser uma pessoa jurídica ou pelo Código Civil, caso venha a adquirir um carro através de outra pessoa física.

 

8. Faça um Test Drive.

Antes de fechar um negócio na compra de um carro seminovo, faça um Test Drive. Durante o teste observe possíveis barulhos internos e externos do veículo, observe também se há luzes acesas no painel, isso poderá indicar alguma falha mecânica ou elétrica. Uma boa experiência de Test Drive lhe dará a certeza que está fazendo um bom negócio.

 

9. Verifique quais modelos não são bem aceitos no mercado.

Anualmente diversas marcas lançam novos modelos ou novas versões de seus automóveis no mercado, porém muitos desses carros não atingem o grau de eficácia proposto pela marca, e consequentemente o grau de satisfação do cliente é muito baixo. Uma breve pesquisa na internet te possibilitará ver reclamações do modelo que pretende comprar, além de outras informações importantes como disponibilidade de peças, consumo de combustível, etc.

 

10. Peça descontos na compra à vista

Depois de verificar toda parte burocrática e física da negociação, chega a hora de analisar a parte financeira da compra do seu carro seminovo. Faça comparação de preço em sites de pesquisas como FIPE, assim você terá um argumento a mais na hora de fechar o preço final da compra. Solicite descontos na compra à vista, e caso não tenha todo o dinheiro em mãos, faça um consórcio. No consórcio além de não pagar juros na operação você ainda pode negociar a compra do seu carro seminovo à vista.

 

Caso queira saber mais como comprar um carro seminovo através de consórcio e negociar seu bem à vista, entre em contato conosco e solicite uma consultoria gratuita.

 

Consultoria e simulação aqui

Comments are closed.