As 7 dúvidas mais comuns sobre o consórcio.

consórcio

 

Pensando em fazer um consórcio, mas ainda tem dúvidas sobre a operação? Para ajudar você nessa decisão de compra, selecionamos os 7 questionamentos mais comuns entre pessoas com interesse em aderir a um consórcio.

 

O consórcio cresceu significadamente no último ano por ser uma das formas mais baratas de se adquirir bens e serviços. Essa modalidade é bastante segura para o cliente, além de ser uma excelente forma de programar os futuros investimentos.

 

Se você inda tem dúvidas sobre essa modalidade chegou a hora de esclarecer tudo. Veja quais as principais dúvidas sobre o consórcio e confira nossas respostas!

 

  • O que é e como funciona o consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra baseada na reunião de pessoas (físicas ou jurídicas) que formam os grupos; possui um prazo de duração e número de cotas previamente estabelecidos, promovidos por uma administradora responsável por gerir os recursos desses grupos.

Para aderir a um consórcio é simples, basta assinar o contrato e pagar a primeira parcela. O participante receberá um número que o identificará dentro de um grupo, chamado de cota e automaticamente estará participando da próxima assembleia, que são realizadas mensalmente. O participante ainda tem a opção de aguardar pelo sorteio ou dar um lance para ser contemplado. Depois de contemplado e com a carta de crédito em mãos, o bem ou serviço já poderá ser comprado.

 

  • O que posso comprar com um consórcio?

 

O consórcio te possibilita comprar diversos tipos de bens e serviços, como:

·       Veículos novos e usados, com até sete anos de modelo (no caso do consórcio do BB Consórcio).

·       Imóveis (casas, apartamentos, etc.)

·       Terrenos.

·       Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos (celulares, computadores, etc.)

·       Serviços (festa de casamento, viagens, cirurgias plásticas, etc.).

  • Como faço pra ser contemplado?

 

No consórcio existem duas formas de ser contemplado. Veja como funciona e qual a vantagem de cada uma delas:

  • A forma mais utilizada para contemplação é aguardar pelos sorteios. Todos os meses são contemplados uma cota através de sorteio, o participante recebe sua carta de crédito e continua pagando as prestações do plano. Quem opta por esse modo de contemplação, geralmente não tem pressa na retirada do bem. 
  • Outra forma de ser contemplado dentro de um consórcio é através da antecipação de parcelas, os chamados lances. Em cada assembleia são contemplados os participantes de são os maiores lances. Com a carta de crédito liberada o participante já pode adquirir o bem de sua escolha e continuar pagando as parcelas restantes. Essas parcelas são recalculadas de acordo com o valor do lance que é deduzido da dívida total. Geralmente, quem opta por dar um lance tem urgência em efetuar a compra do bem.

PS: Uma forma de garantir a contemplação através de um lance vencedor, é contratar uma consultoria especializada em consórcio que irá analisar a estimativa de lance a ser ofertada para contemplação dentro do prazo desejado. Aqui na CredPagRn essa possibilidade aumenta em até 98% as chances de contemplação e aquisição do bem de forma imediata. Quer saber mais como garantir um lance vencedor? Clique no link e solicite o contato da nossa equipe de especialistas em consórcio.

 

  • Posso comprar uma carta de crédito já contemplada?

Sim! Porém, as cartas de crédito contempladas são negociadas não pela administrada do consórcio, mas por outra pessoas ou empresa. A principal vantagem de comprar uma carta de crédito já contemplada é a garantia de ter o bem no ato, sem a necessidade de esperar. Neste caso, comprovando a existência da carta e sua contemplação, é possível obter o bem imediatamente. Mas cuidado, uma carta de crédito já contemplada custa em média 20% mais cara. Para saber mais sobre o risco dessa operação leia nosso artigo a respeito.

 

  • O que são os Grupos Especiais?

Os Grupos Especiais de consórcio são grupos que já estão em andamento, possuem média baixa para contemplação, parcelas e prazos reduzidos. Essas cartas são muito disputadas no mercado e exigem decisão rápida para adquiri-las. São excelentes negócios, porém são muito difíceis de encontrar. Caso queira saber mais sobre as vantagens desses grupos e como adquiri-los, clique no link e leia nosso artigo.

 

  • O que acontece no caso de desistência?

No caso de desistência de consórcio, o participante deve primeiramente comunicar a Administradora da sua decisão, a partir de então deixa de pagar as parcelas. O participante tem direito a restituição dos valores pagos abatidos os custos de taxas e encargos. Esse valor deverá ser pago em média 30 dias após o encerramento do grupo. Caso o cliente não receba a restituição deverá registrar um reclamação no PROCON 

 

  • Consórcio é mais barato que financiamento?

Exatamente! Os consórcios são de fato mais baratos que financiamentos de CDC ou Leasing, por exemplo. O motivo é a não cobrança de juros e de taxas de adesão, comuns em financiamentos. No consórcio é cobrada apenas a taxa de administração, em geral essa taxa e mais baixas do que os juros dos financiamentos, por isso, no longo prazo, o investimento em um imóvel ou em um carro pode reduzir o custo final da compra, deixando o consórcio mais vantajoso.

Ainda com dúvidas sobre o consórcio? A CredPagRn pode ajudar você!

Clique no botão e solicite uma consultoria GRATUITA de um dos nossos especialistas em consórcio.

 

Solicite uma consultoria gratuita

Comments are closed.