Quais os principais erros na contratação de um consórcio?

Desperate couple doing their accounts sitting on the sofa at home

 

Com mais de cinco milhões de usuários em todo Brasil, o consórcio é conhecido pelas suas inúmeras vantagens, mas antes de fazer adesão a um grupo é bom ficar atento a todas as regras e saber se esse é o momento certo de fazer a compra.

 

Com o crescimento da venda de consórcio, cresceu também o número de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor. Porém, mais de 50% das reclamações registradas junto ao Banco Central foram consideradas improcedentes, a maioria é fruto da desinformação e da insatisfação do consumidor com o modelo de negócio.

O consórcio é uma modalidade de compra ideal para quem busca programar com antecedência a aquisição de um serviço ou bem importante. Se você pretende trocar de carro em dois anos, ou fazer uma festa de formatura no fim dos  4 anos de curso, basta buscar uma carta de crédito que cubra o valor do bem, e que possua um prazo que permita no fim do contrato fazer a compra que tanto deseja. Nada impede ao consorciado ser contemplado antes do prazo final, contanto que seja sorteado ou que ofereça um lance para contemplação.

Devido grande variedade de consórcio oferecido no mercado, sua venda muitas vezes é feita de maneira errônea, levando o consumidor a criar expectativas que não irão atender a suas necessidades.

Para evitar erros na compra do consórcio o primeiro passo a se fazer é identificar seu perfil de cliente, assim você terá uma compreensão maior de suas necessidades. Confira logo abaixo as três personas mais comuns:

  • Pessoas que utilizam o consórcio para fazer investimento: Geralmente utilizam o consórcio para fazer reservas financeiras. Essas pessoas compram consórcio sem data certa para contemplação.

  • Pessoas que utilizam o consórcio para planejar uma compra: Esse perfil de consumidor sempre programa suas compras, sejam para médio ou longo prazo e geralmente utilizam o consórcio quando são sorteadas ou no fim do contrato.

  • Pessoas que utilizam o consórcio para compra imediata: Esse é o tipo de consumidor que tem urgência em receber o bem, e necessita ser contemplado o mais rápido possível.

Agora que você já leu nossa primeira e principal dica, confira as outras nove que farão você evitar qualquer erro na compra do seu consórcio:

  1. Verifique a regularidade da administradora junto ao Banco Central.

  2. Confira as taxas de administração e outras taxas efetivas, se houver.

  3. Avalie o comprometimento da sua renda.

  4. Leia o contrato.

  5. Não acredite em sorteio garantido.

  6. Não acredite em promessas de lance baixo.

  7. Avalie bem os grupos em andamento.

  8. Cuidado ao comprar cotas contempladas.

  9. Acompanhe as assembléias.

Ainda está com dúvidas se esse é o momento certo de comprar um consórcio? Solicite AQUI uma consultoria gratuita da CredPagRn, correspondente oficial do Banco do Brasil.

Na CredPagRN, o consórcio é apresentado de forma consultiva, com uma equipe apta a identificar suas necessidades e orientar para melhor compra.

Tags:

Comments are closed.