Os 7 vícios de direção mais comuns que danificam o seu carro.

Loading broken car on a tow truck on a roadside

Conheça os principais erros praticados na direção que podem prejudicar o funcionamento do seu veículo. Veja como corrigir esses hábitos e obter mais economia na condução do seu carro.

 

Tão prejudicial quanta a falta de manutenção, dos combustíveis adulterados e das estradas esburacadas, são algumas práticas cotidianas que são realizadas da maneira errada e que podem diminuir a vida útil do seu automóvel. São ações corriqueiras realizadas na maioria das vezes, inconscientemente.

A forma como você dirige afeta diretamente os custos de reparo e durabilidade do seu veículo, verifique quais são os principais vícios e fique atento para evitá-los.

Veja os sete erros mais comuns que são cometidos ao volante e descubra como ter mais economia por quilômetro rodado.

1- Não esperar a luz da injeção eletrônica apagar para dar a partida.

Ao girar a chave na ignição é necessário esperar que todas as luzes do painel desliguem (principalmente a luz da injeção eletrônica), e somente depois ligar o veículo. Esse procedimento chama-se “Check”, e indica a verificação do correto funcionamento dos sistemas do veículo.

Não aguardar esse procedimento ser concluído e ligar o veículo de imediato, pode ocasionar desgaste da bateria e possíveis danos na central de verificação.

2- Não calibrar os pneus.

A pressão dos pneus deve ser verificada, de preferência, toda semana. A calibragem deve seguir as orientações da montadora, caso contrário pode prejudicar a dirigibilidade. Além de ocasionar maior consumo de pneus e combustível pode resultar também em acidentes.

Vale lembrar! Outro fator de segurança e economia é a realização do alinhamento e balanceamento das rodas e eixos do veículo.

3- Andar com o veículo na reserva.

Andar com o tanque na reserva é bastante comum, e ao contrário do que muitos pensam essa pratica não representa nenhuma economia de combustível, sendo muito prejudicial para vida útil do veículo.

A reserva do tanque deve ser usada somente em casos de emergência, pois a prática constante desse hábito pode resultar em uma pane seca, considerada infração com multa de R$85,13 e quatro pontos na carteira. Ou ocasionar problemas na bomba de combustível e até mesmo no motor.

4- Deixar a mão pesando no câmbio.

Quando você mesmo percebe a sua mão está sobre a marcha, descansando. Essa é outra prática bastante comum, porém as consequências são pouco conhecidas. Com o veículo em movimento, o peso da mão sobre a alavanca do câmbio gera atrito nas engrenagens, resultando em danos na caixa de marcha que vão se acumulando ao longo do tempo.

5- Andar com o veículo desengatado.

Andar com o carro desengatado, a chamada banguela, é considerado uma infração média, e segundo o art. 231 do Código de Transito Brasileiro, passível de multa e pontos na carteira de habilitação.

É um hábito extremamente perigoso, pois o veículo perde estabilidade podendo causar acidentes. Outra consequência dessa prática é o aumento de consumo de combustível e desgaste precoce dos freios e câmbio.

6- Ultrapassar lombadas pela diagonal.

O correto a se fazer diante de uma lombada ou barreira é diminuir a velocidade, reduzir a marcha e passar cada eixo do veículo por vez.

Passar com o veículo na diagonal sobre uma lombada provoca a torção do chassi, ocasionando rompimento de pontos de solda, gerando os famosos grilos, além de afetar o acabamento interno, amortecedores, terminais de direção e molas.

7- Uso incorreto da embreagem.

O uso incorreto da embreagem ocorre em diversos momentos e todos ocasionam o desgaste prematuro dos componentes. Evite colocar o pé descansando sobre o pedal de embreagem, esse hábito pode causar lixamento do disco e consequentemente superaquecimento do sistema.

Outra prática que deve ser evitada é o uso da embreagem em subidas íngremes, nesses casos utilize o freio de mão para auxiliar no arranque do veículo. E durante a troca de marcha solte primeiramente a embreagem e depois acelere, isso faz com que ocorra a correta sincronização das engrenagens evitando desgaste das peças.

O estado de conservação do seu veículo e o custo de manutenção está diretamente ligado a forma como você dirige. Adotar uma postura de condução defensiva e ficar sempre atento para não repetir esses maus hábitos, eleva a vida útil do seu carro e evita prejuízos desnecessários.

 

Comments are closed.